(66) 3532-2778 / (66) 3531-5249

Comunicado da Seduc para a Comunidade Escolar


Data: 16 de julho de 2020

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

Como temos acompanhado, o país está enfrentando uma situação emergencial na área de saúde, em razão da pandemia de Covid-19. Aqui em Mato Grosso também sofremos as consequências da propagação do novo Coronavírus, e uma das primeiras medidas adotadas para a proteção da população foi a suspensão das aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, ainda em 23.03.20.

Desde então, o Governo do Estado vem realizando estudos, expedindo normas e implementando medidas para reduzir o impacto da pandemia sobre a população. Infelizmente, até o momento não temos condições seguras para o retorno de nossos estudantes ao ambiente escolar.

A Secretaria de Estado de Educação, contudo, tem feito um grande esforço para seguir atendendo a população, por meio de ações que alcançaram muitos estudantes nesse período, como na criação da “Aprendizagem Conectada”, uma plataforma de aprendizagem desenvolvida com o objetivo de disponibilizar atividades de estudo no período de suspensão das aulas, possibilitando aos estudantes que estejam em contato com situações de aprendizagem, mantendo-se ativos e desenvolvendo conhecimentos e habilidades.

Por meio dessa plataforma, seja com acesso online, ou pela distribuição de apostilas impressas para aqueles estudantes que não tiveram acesso à internet nesse período, cumprimos essa primeira tarefa, pelo que agradecemos profundamente aos pais e/ou responsáveis que auxiliaram esses estudantes, contribuindo para que, mesmo em meio à tamanha adversidade, pudessem se manter ativos e ocupados com atividades educacionais.

A partir de agora, considerando que o cenário ainda não permite que retornemos ao convívio no ambiente escolar, a SEDUC se prepara para mais um passo, com a implementação de medidas para a retomada das atividades letivas, inicialmente, de modo não presencial.

A SEDUC firmou parceria com a empresa Microsoft, para uso do aplicativo Teams, que será disponibilizado gratuitamente para uso pelos estudantes da Rede Estadual. Nossas equipes pedagógicas e professores de todas as unidades escolares estarão atuando na produção de conteúdos e na intermediação com os estudantes para que possamos cumprir um novo calendário escolar para este ano de 2020. Na mesma linha, para aqueles estudantes que não tiverem possibilidade de acesso à internet, as unidades escolares estarão disponibilizando os materiais produzidos, de forma impressa, bem como as demais atividades e avaliações, com participação dos professores para esclarecimento de dúvidas e orientações, seja por plantões via telefone, orientações escritas ou outras estratégias de comunicação que cada escola poderá desenvolver.

Essa etapa se iniciará no dia 03 de agosto, e a partir de então, todas as atividades serão consideradas para a conclusão do ano letivo, pelo que, contamos mais uma vez com a colaboração de todos vocês, para que motivem nossos estudantes e os orientem a realizarem as atividades ofertadas, e para que sigam as medidas de proteção à saúde.

A SEDUC não retomará as aulas presenciais enquanto as autoridades de saúde não confirmarem que há condições para que todos os nossos profissionais e estudantes possam estar no ambiente escolar de forma segura.

Com a retomada das atividades, ainda de forma não presencial, o nosso grupo de professores, nossos coordenadores pedagógicos e diretores escolares estarão à disposição para orientá-los sobre as medidas que serão adotadas, calendários de atendimento, horários de estudos, formas de acesso aos conteúdos disponibilizados e demais procedimentos a serem observados pelos estudantes nesse período, seja nos grupos de mensagens, por meio do aplicativo Teams, mensagens de whatsapp, orientações por escrito, contatos telefônicos ou outras estratégias de comunicação desenvolvidas pelas escolas.

Esperamos que estejam todos bem, que superemos o mais breve possível essa situação e que nossos estudantes sigam se desenvolvendo de forma integral.

Atenciosamente,

Rosa Maria Araújo Luzardo (Secretária Adjunta de Gestão Educacional)

Marioneide Angélica Kliemaschewsk (Secretária de Estado de Educação)

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *